
O Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC) tem como objetivo minimizar os riscos aos quais a população e o meio ambiente estão sujeitos, através de etapas sequenciais de investigação ambiental de solo e água subterrânea, tornando possível a identificação e quantificação dos passivos ambientais existentes na área em estudo, bem como a reabilitação e descontaminação de áreas impactadas.
O processo completo de diagnóstico ambiental compreende fases distintas, conforme estabelece em nível federal a Resolução CONAMA nº 420/2009, no estado de São Paulo pela Decisão de Diretoria 38/2017/C da CETESB, no estado de Minas Gerais pela Deliberação Normativa COPAM nº 116/2008, dentre outras.
De acordo com a CONAMA 420/2009, o GAC contempla os procedimentos e ações a fim de eliminar o perigo ou reduzir o risco à saúde humana, eliminar ou minimizar os riscos ao meio ambiente, evitar danos aos demais bens a proteger, evitar danos ao bem estar público durante a execução de ações de reabilitação e possibilitar o uso declarado ou futuro da área, observando o planejamento de uso e ocupação do solo.
A GMA360 é uma empresa com expertise e equipe técnica especializada para realizar todas as etapas do processo de GAC (investigação ambiental, plano de intervenção, monitoramento, remediação e recuperação da área).
Relatórios Técnicos:
- Avaliação Preliminar
- Investigação Confirmatória
- Investigação Detalhada
- Avaliação de Risco Toxicológico à Saúde Humana
- Plano de Intervenção
- Aplicação de técnicas de remediação (escavação, remoção e destinação de solo contaminado, extração multifásica, etc.)
- Projeto, instalação e operação de sistemas de remediação
- Remediação ambiental
- Monitoramento ambiental de solo, águas subterrâneas, águas superficiais, vapores e efluentes
- Desmobilização de estruturas de abastecimento (tanques aéreos e subterrâneos)
A Avaliação Preliminar caracteriza e analisa os aspectos fundamentais das atividades realizadas pela empresa e as que estão em desenvolvimento. É realizada com base nas informações históricas disponíveis e inspeção do local, com o objetivo principal de encontrar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação na área.
A Investigação Confirmatória corresponde à segunda etapa do Gerenciamento de Áreas Contaminadas. É a etapa do processo de identificação de áreas contaminadas que tem como objetivo principal confirmar ou não a existência de substâncias de origem antrópica nas áreas suspeitas, no solo ou nas águas subterrâneas, bem como iniciar a caracterização do meio físico da área.
A Investigação Detalhada consiste na aquisição e interpretação de dados em área contaminada sob investigação, a fim de entender a dinâmica da contaminação nos meios físicos afetados e a identificação dos cenários específicos de uso e ocupação do solo, dos receptores de risco existentes, dos caminhos de exposição e das vias de ingresso.
A Avaliação de Risco à Saúde Humana é o processo pelo qual são identificados, avaliados e quantificados os riscos à saúde humana ou a bem de relevante interesse ambiental a ser protegido.
O Plano de Intervenção é o documento que apresenta e discute detalhadamente as medidas de intervenção (remediação, engenharia e institucional) a serem adotadas no processo de reabilitação de uma área contaminada.
A Remediação Ambiental é a etapa de reabilitação de áreas contaminadas que consiste na redução e/ou eliminação de massa dos contaminantes identificada nas etapas anteriores de investigação.
O Monitoramento Ambiental consiste na medição ou verificação, que pode ser contínua ou periódica, para acompanhamento da condição da qualidade ambiental do meio monitorado
Atividades de Campo:
- Sondagens com trado manual e mecanizado
- Coleta de amostras de solo simples e multi-incremento
- Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis (VOC) com aplicação de malha de Soil Gas Survey (SGS)
- Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis (VOC) através da instalação e coleta de amostradores passivos de vapores
- Instalação de poços de monitoramento de água subterrânea
- Instalação de poços de monitoramento sub-slab (vapores)
- Coleta de amostras de água subterrânea dos poços de monitoramento, utilizando o método por baixa vazão (low-flow)
- Coleta de amostras de substâncias voláteis de poços pela metodologia TO-15
- Operação e manutenção de sistemas de remediação
Mais Sobre Remediação Ambiental?
O processo de Remediação Ambiental é a etapa de reabilitação de áreas contaminadas que consiste na redução e/ou eliminação de massa dos contaminantes identificada nas etapas anteriores de investigação.
Na remediação para reabilitação de uma área contaminada, são utilizadas técnicas de remediação combinadas, visando um melhor desempenho da remediação para atingimento das metas de remediação estabelecidas no estudo de Avaliação de Risco à Saúde Humana. Para a definição das melhores técnicas de remediação a serem consideradas na área em estudo, é necessária a elaboração de um modelo conceitual adequado da área de interesse, com a compreensão das características hidrogeológicas e hidrogeoquímicas da área e dos contaminantes existentes.

- Aspersão de ar (AS)
- Atenuação natural monitorada
- Biorremediação
- Bombeamento e tratamento (“Pump & Treat”)
- Escavação, remoção e destinação de solo contaminado
- Extração Multifásica (MPE)Extração de vapores do solo (SVE)
- Fitorremediação
- Oxidação química “in situ” (ISCO)
- Redução química “in situ” (ISCR)
- Tratamento termal “in situ”