Operação Comissária
O que é a Operação Comissária?
Uma forma de Antecipação de Recebíveis é a Operação Comissária. Apesar de ser muito popular nos Estados Unidos e na Europa, esse tipo de operação ganhou popularidade no Brasil a pouco tempo.
O grande diferencial da Operação Comissária, tornando-a tão atraente, é a possibilidade de você antecipar seus recebíveis sem que o devedor tome conhecimento disso, trazendo muito mais comodidade para clientes que não desejam ser notificados.
Na Operação Comissária, a realização da cobrança dos valores a receber é obrigação do cliente. Apesar disso, uma vez que os valores forem recebidos, o repasse será feito para a empresa que concedeu o crédito. Isso permite que negócios obtenham recursos no mercado com baixo custo.
Acima de tudo, essa é uma operação que permite à empresa manter a sua competitividade frente ao mercado constantemente, sem necessariamente comprometer o orçamento.
Quais são as vantagens da Operação Comissária?
Segundo a resolução nº 4.734 de 2017, publicada pelo Banco Central do Brasil (BACEN), a Operação Comissária é oficialmente uma operação financeira legítima. Dito isso, essa é uma estratégia ótima para conseguir adiantar um pagamento sem precisar notificar o devedor.
Além disso, a Operação Comissária é uma estratégia que possibilita cuidar da saúde financeira do seu negócio, aumentando seu poder de compra e negociação. Mas para que todos os benefícios fiquem bem claros na sua cabeça, veja essa lista de vantagens da operação:
- Aumentar o fluxo de caixa;
- Conseguir capital sem recorrer a empréstimos, afinal o dinheiro é seu, apenas é adiantado o seu recebimento;
- Adquirir uma solução financeira com juros mais baixos que outras linhas de crédito;
- Levantar capital de forma rápida e sem burocracia;
- Adquirir máquinas e equipamentos, inovando seu negócio;
- Realizar investimentos;
- Aprimorar sua infraestrutura;
- Desenvolver novos projetos e produtos;
- Ampliar seus negócios;
- Atender a períodos sazonais etc.
3 principais dúvidas sobre a operação comissária.
1 – Existe a confirmação de compra com sacado?
Simplesmente não! Esse tipo de operação nasce de um acordo feito estritamente entre a sua empresa e a instituição que realiza o procedimento.
2 – A operação comissária abrange pagamentos realizados por TED ou PIX?
Sim! Uma grande aliada para realizar esse tipo de operação é a conta Escrow. Trata-se de um meio de gerir os riscos de uma negociação. Dessa forma, as transações se tornam mais seguras quando ambas as partes estabelecem um acordo para evitar prejuízos.
3 – O nome da Securitizadora aparece no boleto do cliente?
Não! A Operação Comissária e a conta Escrow se complementam aqui. Nos boletos emitidos por esta conta, a Health Mercantil Securitizadora S.A. não aparece como beneficiária, nem mesmo no DDA, tendo em vista que o boleto é vinculado à conta Escrow do cliente.
Isso também acontece com o registro do DDA, onde apenas o cedente e o banco emitente são vinculados ao boleto.